Calor intenso, estiagem prolongada e cima seco, fazem baixar o volume de água dos rios Aquidauana e Taquarussu. Estamos terminando a primeira semana do mês de outubro sem cair um 1 mm de chuva na região.
Apesar de o mês de agosto ter colocado Aquidauana como uma das cidades, com um dos maiores volumes de chuvas do estado, no mês de setembro as coisas se inverteram, e o volume de chuvas que caiu no mês ficou 70% abaixo da média para o mês.
Como consequência, o volume de água do rio Aquidauana e seus afluentes está muito baixo. O exemplo disso é o rio Taquarussu, que fica na cidade vizinha de Anastácio, onde é possível ver o fundo do leito do rio, num dos pontos mais fundos, onde se capta águia para a estação de tratamento.
Até o início da semana que vem, não existe previsão de chuvas para a região. Somente na quarta-feira, dia 09, está prevista uma chuva, que, segundo as previsões meteorológicas, deve chegar a 18 mm, o que deve melhorar um pouco a situação.
Por enquanto, as autoridades sanitárias e a defesa civil das duas cidades não emitiram nenhum aviso ou determinação de racionamento de água, apenas monitoram a situação e recomendam o uso consciente da água.