Nova FM 103.5MHz

Mundo

UNICEF denuncia que milhares de crianças palestinas estão sob os escombros em Gaza

Muitas crianças perdem a vida devido à fome imposta por Israel no território sitiado

UNICEF denuncia que milhares de crianças palestinas estão sob os escombros em Gaza
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) afirma que milhares de crianças continuam soterradas sob os escombros de edifícios destruídos na Faixa de Gaza.

O vice-diretor executivo da agência, Ted Chaiban, falando durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre crianças e conflitos armados, enfatizou que as crianças sofrem uma escala “impressionante” de morte e destruição em Gaza.

Salientou que mais de 23.000 casos de crianças assassinadas ou mutiladas em 2023 necessitando de esclarecimentos, devido à insegurança às restrições de circulação e aos riscos significativos para o pessoal humanitário da ONU, que operam no teatro palestino.

A UNICEF denuncia “guerra contra crianças” lançada por Israel em Gaza. “Os corpos de milhares de crianças desaparecidas permanecem enterrados sob os escombros e nada disto inclui milhares de violações relatadas até agora em 2024”, acrescentou.

O funcionário da agencia também destacou os obstáculos que impedem a entrega de ajuda a Gaza e, portanto, aumentam o número de crianças gravemente desnutridas, observando que “depois de quase nove meses de conflito horrível, a UNICEF e outros intervenientes humanitários, ainda estão buscando meios para chegar aos necessitados”.

Diante da situação, apelou a “um cessar-fogo total” em Gaza, onde muitas crianças perdem a vida devido à fome imposta por Israel no território sitiado.

O embaixador palestiniano na ONU, Riad Mansur, revelou que Israel matou mais crianças nos últimos meses do que em todos os conflitos armados a nível mundial nos últimos quatro anos. Estima-se que cerca de 16 mil crianças palestinianas perderam a vida na agressão de Israel contra Gaza, enquanto outras 21 mil estão desaparecidas.

“A Faixa de Gaza, outrora um lugar onde as crianças batiam recordes mundiais no desporto, foi agora reduzida a um cemitério”, denunciou.

Israel desencadeou o seu ataque brutal a Gaza em 7 de outubro, que até agora deixou mais de 37.718 mortos, na sua maioria mulheres e crianças, e mais de 86.377 feridos.

Legenda 1: Segundo a OMS crianças estão morrendo de fome no norte de Gaza

Legenda 2: Estima-se que cerca de 16 mil crianças palestinas perderam a vida na agressão de Israel contra Gaza, enquanto outras 21 mil estão desaparecidas.

Veja também