O mês de setembro começa com temperaturas elevadas, tempo seco e com chuvas abaixo da média. Segundo as previsões meteorológicas o cenário é de muita preocupação com essa massa de ar quente que atinge boa parte do Brasil. As condições climáticas afetarão diversos setores, incluindo saúde, agricultura e energia.
A região Centro-Oeste será uma das mais atingidas, e Mato Grosso do Sul terá temperaturas 5ºC acima da média histórica, segundo o Clima Tempo. A previsão é que as máximas ultrapassem os 40°C por vários dias. Essa combinação de calor intenso e baixa umidade favorece um cenário de queimadas e pode piorar ainda mais o desastre provocado pelo fogo.
Aquidauana começou a semana registrando mínimas de 18°C, e a máxima prevista para hoje é de 35°C, mas a partir de amanhã terça-feira, as temperaturas terão picos de 39°C e 40°C, na região pantaneira. Com sol forte, poucas nuvens e tempo muito seco.
Até o fim da primeira quinzena de setembro não tem previsão de chuvas para a região. As ondas de calor nesta época do ano são comuns em grande parte do Brasil, mas nos últimos anos elas têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas.