Nova FM 103.5MHz

Saúde

Secretária de Saúde de Aquidauana falou sobre metas no fim do mandato de Odilon Ribeiro

Sandra disse que o maior desafio é concluir os objetivos nesse curto espaço de tempo que falta para o fim do mandato do atual prefeito

Secretária de Saúde de Aquidauana falou sobre metas no fim do mandato de Odilon Ribeiro
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretária de Saúde de Aquidauana Sandra Maria Santos Calonga, foi a entrevistada pelo Jornalista Iramar Ferreira no programa Nova Notícias, onde pontuou as metas a serem alcançadas pela pasta, até o fim do mandato do atual prefeito Odilon Ribeiro.

O coordenador dos Vetores, Sebastião Marques, acompanhou a secretária na entrevista e também conversou com o jornalista e seus ouvintes sobre a vacinação antirrábica que acontece no município.

Sandra disse que o maior desafio é concluir os objetivos nesse curto espaço de tempo que falta para o fim do mandato do atual prefeito, e que uma de suas prioridades é a conclusão da reforma do laboratório de análises clinicas do município. “Concluir a reforma do Laboratório Municipal é uma meta para que o prefeito possa entrega-lo a população. O local será moderno, com local para espera de forma confortável, e melhores condições de trabalho dos nossos técnicos e servidores”, comentou Calonga.

Outros tópicos abordados foram da reforma de outras Unidades de Saúde, a informatização das unidades e da importância dessa informatização para o melhor atendimento aos usuários da rede SUS. “A Informatização dará ao profissional médico maiores informações a respeito do paciente, seu histórico médico, melhorando a resposta e a eficiência nos tratamentos”.

Reforçou a importância da atuação do Agente de Saúde como ele de ligação entre a Unidade e o paciente, com a prestação de serviços mais específicos para cada caso. “É o Agente de Saúde que sabe se o paciente precisa de fisioterapia, marca a consulta, se precisa de alguma visita médica. O trabalho do AS é fundamental pois é o elo de ligação da Unidade de Saúde com o paciente”, concluiu.

A sua parte na entrevista ele concluiu falando da reforma e ampliação que o Hospital Regional está passando, com a construção deum novo e moderno centro cirúrgico, não só para o atendimento local como também para pacientes da microrregião.

Ao final Sebastião Marques flou da importância da vacinação dos Petis, para prevenir uma doença que na sua grande maioria dos casos leva a morte dos animais e também dos seres humanos, caso haja contaminação, que é a Raiva, doença ainda sem cura pela medicina.

Comentou sobre o cronograma de vacinação nos bairros e também da área rural e a importância dos agentes de Endemias que fazem a vistorias dos imóveis orientando os moradores a prevenirem focos de dengue e outras doenças.

Veja também