As exportações de grãos via Porto Murtinho quadruplicaram no período de 1 ano, é o que mostra a carta de conjuntura das importações e exportações divulgada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), de Mato Grosso do Sul.
A cidade localizada no Sudoeste de Mato Grosso do Sul, e que escoa a produção de grãos via Rio Paraguai, exportou 841 mil toneladas de grãos entre os meses de janeiro de junho deste ano, quantia quase 400% maior que a verificada mesmo período de 2022, quando o terminal fluvial escoou 193,4 mil toneladas de grãos.
Fonte: Correio do Estado
A receita em dólar também é superior. Enquanto no ano passado as exportações via Murtinho renderam US$ 123,2 milhões, neste ano elas representaram US$ 445,35 milhões: 261% a mais no período.
“É importante destacarmos a participação de Porto Murtinho nesse cenário, devido ao fomento do Governo do Estado para as exportações e importações por meio da Hidrovia do Rio Paraguai”, ressaltou o secretário Jaime Verruck.