Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou, na manhã desta quinta-feira (19), Operação Banhammer, contra crimes de incentivo a automutilação de crianças e adolescentes praticados na internet. A Polícia Civil do estado de mato Grosso do Sul participou da operação com policiais da Policiais da DAIJ (Delegacia de Atendimento à Infância e Juventude) cumpriram 12 mandados de busca e apreensão, em Dourados.
Policiais Civis do estado, de Distrito Federal e dos estados Rio de Janeiro, Rondônia, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul também realizaram a operação. Que busca proteger crianças e adolescentes contra quadrilhas que incentivam a automutilação e em alguns casos até estimulam o suicídio.
Na residência de um adolescente de 16 anos de idade, foram apreendidos aparelhos de celulares e notebooks, usados pelo adolescente, para ingressar em uma plataforma digital, cujo servidor era usado por vários usuários que escolhiam seus alvos, dentro desta comunidade e realizavam desafios, tais como cortes na lateral da boca, cortes nos mamilos e após queimá-los em seguida.
Outro ponto do desafio era o uso de água sanitária nas partes íntimas, provocando verdadeiras atrocidades, induzindo à vítima escolhida à sessões de terror psicólogo e físico. Além da indução à automutilação, também a induzia ao suicídio.
O adolescente infrator responderá por Auto de Apuração de Ato Infracional (AAAI), pelos delitos capitulados no artigo 122, parágrafos 1º e 2º do CPB (indução, instigação ou auxílio ao suicídio ou à automutilação) e artigo 41 da Lei 3688/41 (provocar tumulto ou incitar ao crime).
Durante a operação a polícia civil apreendeu na cidade de Dourados, dois adolescentes e um homem suspeito pelo crime. Os policiais apenderam 17 celulares 9 computares que serão periciados em busca de provas. Ao todo foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em diversas localidades.