A Polícia Militar Ambiental de Aquidauana realizou patrulhamento fluvial neste final de semana no Rio Aquidauana, onde abordou embarcações, orientou pescadores, monitorou cardume de espécies de peixes e autuou um homem que estava sem licença.
Segundo informações da PMA, foram vistoriadas mais de 30 embarcações de pesca amadora e 70 pessoas foram orientadas quanto a legislação ambiental vigente. Durante o percurso foi visualizado pelos policiais de serviço, cardume das espécies como jurupoca, piauçu, piraputanga e curimbatá, próximo ao pesqueiro toca da onça no local conhecido como “arrombado”.
Durante o patrulhamento foi localizado abandonado em uma “prainha” à margem do rio Aquidauana, uma tarrafa de pesca malha, não sendo localizado o possível proprietário. Importante reforçar que para pesca amadora, o uso da tarrafa é proibido e para pescadores profissionais, o uso é permitido apenas para captura de iscas.
Um homem de 37 anos acabou sendo autuado em R$ 500 reais por praticar pesca amadora embarcada sem autorização do Órgão Ambiental Competente. Ele teve seu barco apreendido, porém ficou ficou como fiel depositário da embarcação, motor de popa, tanque de combustível e vara de pesca com carretilha.
O comandante do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Aquidauana, Cícero Fabrini, explica que, para o cidadão que queira praticar a pesca amadora, é necessário que seja emitida no site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) a autorização de pesca.