Nova FM 103.5MHz

Policial

PF investiga se contrabandistas de combustível traficavam drogas

A quadrilha utilizava barcos para sair com o combustível vindo da Bolívia

PF investiga se contrabandistas de combustível traficavam drogas
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Operação da Polícia Federal (PF) buscou desarticular nesta terça-feira (12) uma organização criminosa voltada para o contrabando de combustível da Bolívia para o Brasil.

Segundo as investigações, a quadrilha utilizava o Rio Paraguai, na região do Pantanal Sul-Mato-Grossense, para fazer o transporte do produto. Agora, os policiais apuram se, além do combustível, o grupo também usava embarcações para traficar drogas.

A quadrilha utilizava barcos para sair com o combustível vindo da Bolívia – onde o preço é menor que no Brasil – para entrar em Corumbá, que faz fronteira com o país vizinho, tanto pelo rio quanto por terra.

Segundo informações obtidas pela reportagem, a investigação agora também busca descobrir se essas embarcações também traziam cocaína. A Bolívia é um dos países produtores da droga, e a rota pelo Rio Paraguai já é utilizada por outras organizações criminosas.

O que se tem confirmado até agora pela PF é que esse combustível trazido do país vizinho pelo rio era vendido a fazendeiros locais e também “trocado por serviços de prostituição, incluindo a exploração de menores, e por carne de animais silvestres do Pantanal”.

Durante a Operação Waterworld, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Corumbá e um em Campo Grande, “com o intuito de reunir elementos probatórios que esclareçam os fatos investigados”.

“A operação buscou ainda apreender embarcações e veículos empregados nas atividades ilícitas, além de mídias digitais, celulares, HDs e outros materiais relevantes, que serão submetidos a análise pericial para aprofundamento das investigações e identificação de outros membros da rede criminosa”, continuou a PF, em nota.

De acordo com a corporação policial, durante a operação foram apreendidas em uma fazenda três armas longas e munições. Além disso, foram confiscadas três embarcações de grande porte, uma embarcação pequena, um caminhão e uma Fiat Toro.

“A PF de Corumbá reitera o seu compromisso com a prevenção e a repressão a crimes que afetam o Pantanal, reafirmando sua atuação incisiva contra o crime organizado na região”, acrescentou a corporação.

Veja também