Aconteceu ontem a abertura dos 42º Jogos da Primavera, no Ginásio Poliesportivo de Aquidauana, realizada pela Prefeitura de Aquidauana, sob organização da Fundação de Esportes do Município de Aquidauana (FEMA).
Com a presença maciça de familiares, amigos e da comunidade em geral, as crianças, adolescentes e jovens que disputam os Jogos da Primavera lotaram o ginásio, onde gritos, aplausos e som das torcidas tomaram conta de todo o ambiente.
Recepcionaram aos atletas, o prefeito Odilon Ribeiro, a primeira-dama Maria Eliza, vereadores aquidauanenses, secretários municipais, diretores das escolas. Para fazer ainda mais a alegria dos alunos, a festa de abertura teve a presença do Robô Otto, que dançou muito ao som do DJ André Mello e ajudou os apresentadores Atilla Eugênio e Fernando a apresentar as equipes das escolas participantes.
Também abrilhantou a noite de abertura, o atleta paracanoísta Fernando Rufino, conhecido como Cowboy de Aço, que é atual bicampeão mundial paralímpico e tricampeão mundial e esteve participando nas Olimpíadas de Paris, onde conquistou a medalha de ouro na paracanoagem.
Encerrando a noite de abertura, o público pode assistir às apresentações da dupla Falange da Rima Rapp e do grupo de dança Ground Groovers Breaking.
“Quero cumprimentar e agradecer às famílias presentes, os nossos atletas, os professores de educação física, a equipe da FEMA por esta festa bonita, por mais um ano termos a “casa cheia” na abertura dos jogos. Com muito orgulho e a alegria também recebemos aqui os nossos medalhistas de ouro da canoagem Fernando Rufino e Rafael Girotto e podemos ouvir a mensagem da nossa rainha do vôlei de praia, Talita Antunes. Noite memorável, de alegria e de muita energia!”, destacou o prefeito Odilon.
E voltando-se para os atletas, o prefeito Odilon declarou: “desejo sucesso e parabéns por chegarem aqui, depois de muito treinamento, desejo que vocês tenham sucesso e alegria em disputar os Jogos da Primavera. Parabéns Aquidauana! Parabéns FEMA por esta abertura!”, finalizou o prefeito Odilon.
O vereador Clériton Alvarenga, ao falar em nome do Legislativo Aquidauanense foi enfático ao afirmar que podem passar os anos, mas nada apagará as histórias que os Jogos da Primavera trazem. “Nada é maior que os Jogos da Primavera, nunca se esqueçam! Boa sorte a todas as escolas!”, afirmou o vereador Clériton.
Primeiramente, voltando-se para sua equipe o diretor-presidente da FEMA – Wellington Moresco, agradeceu ao empenho de todos e ao apoio irrestrito do prefeito Odilon, por contribuir e investir no esporte como política pública de inclusão e formação cidadã.
“Prefeito Odilon, estou muito feliz de ter retribuído a confiança que o senhor depositou em mim em 2021. Estou muito feliz de poder estar à frente em mais uma edição, essa que é histórica e encerra seu ciclo como prefeito da nossa cidade. Só temos a agradecer por tudo que o senhor fez, por ser o prefeito do esporte, que acredita e incentiva nossos alunos”, pontuou Wellington Moresco.
O tricampeão mundial Fernando Rufino, convidado de honra do evento, falou da emoção de estar na solenidade, especialmente, de voltar à Aquidauana em uma festa que celebra o valor e a importância do esporte.
“Hoje é um dia de muita honra para mim, pois foi aqui em Aquidauana que comecei e hoje, voltar como aqui como bicampeão paralímpico depois de uma Olimpíadas, é maravilhoso! Isso tudo me enche de boas lembranças e fico feliz em ver que aqui tem um prefeito que incentiva e acredita no esporte. Parabéns, prefeito! A vocês, crianças, reforço que acreditem em seus sonhos e não desistam, com perseverança tudo é possível e sou prova disso!”, destacou o medalhista mundial, Fernando Rufino.
Logo após as falas, o aluno Dalton Ocampos fez o juramento dos atletas e o momento mais esperado da abertura, acendimento da Pira Olímpica, ficou por conta da atleta judoca aquidauanense Anna Clara Mendes, campeã Brasileira do JEBS e que vai para a Colômbia disputar os Jogos Sul-americanos, representando o Brasil.
Os Jogos da Primavera têm entrada gratuita, acontecem diuturnamente, de segunda a sexta-feira, ao longo do mês de novembro, envolvendo milhares de atletas, nas modalidades: futsal, vôlei de quadra e de areia, basquete, handebol, atletismo, canoagem, xadrez, tênis de mesa, judô, karatê, natação e capoeira.