Nova FM 103.5MHz

Economia

Governo elabora PEC para alterar mandato do presidente do Banco Central

Projeto prevê reduzir o tempo de mandato do presidente do BC para três anos, sem alterar outras características da autonomia da instituição.

Governo elabora PEC para alterar mandato do presidente do Banco Central
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja apresentar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com o objetivo de alterar a duração do mandato do presidente do Banco Central (BC) do Brasil. Segundo a coluna do jornalista Ricardo Noblat, do Metrópoles, a proposta, que deve ser formalizada no próximo ano, visa reduzir o mandato para três anos, garantindo que o chefe do BC não permaneça no cargo até a metade do mandato de um novo presidente da República, como ocorre atualmente.

A mudança, contudo, não afetará a autonomia do Banco Central, como defendido por uma ala do PT. O texto da PEC apenas reduzirá o tempo de mandato do presidente do BC para três anos, sem alterar outras características da autonomia da instituição.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), abordou o assunto recentemente no Palácio do Planalto. Ela destacou a importância da autonomia do Banco Central, mas também afirmou que um ano de mandato de um presidente do BC indicado por governos anteriores é suficiente para "passar o bastão".

Além disso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve analisar, ainda neste semestre, a PEC da Autonomia Financeira do Banco Central. Essa proposta pode conceder independência à instituição para gerir seus próprios recursos, contratar pessoal e definir planos de carreiras e salários.

O presidente Lula e o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, têm opiniões divergentes sobre o texto da PEC. Parlamentares da base governista sugerem adiar a decisão para 2025, quando o Banco Central já estiver sob a liderança de um novo presidente indicado pelo governo atual.

Veja também