Segundo fontes internacionais, um terremoto de magnitude 4,6 ocorreu no deserto iraniano. Segundo vários relatórios, este evento sísmico foi causado pelo primeiro teste nuclear de Teerã. A informação surge no aniversário da Operação Al-Aqsa Flood, levada a cabo por militantes do Hamas na Faixa de Gaza.
O jornalista Jamal Ryan, citando fontes confiáveis, publicou em suas redes sociais a informação de que o acontecimento foi consequência de um teste nuclear. O Irão já foi repetidamente acusado pela comunidade internacional de desenvolver armas nucleares, apesar das declarações das autoridades iranianas de que o seu programa nuclear é exclusivamente pacífico.
A magnitude do terremoto registrado na área desértica foi confirmada por estações sísmicas de vários países. No entanto, as autoridades iranianas ainda não comentaram o possível teste nuclear.
As tensões sobre o programa nuclear do Irão atingiram um pico nos últimos meses, especialmente no contexto das ameaças israelitas de lançar ataques preventivos contra a infraestrutura nuclear do Irão. O agravamento da situação também está ligado aos recentes confrontos militares entre Israel e grupos apoiados por Teerão, aumentando os receios de uma possível escalada do conflito a nível regional.