Encerrou, nesta segunda-feira (5), o prazo que todos os partidos e federações realizem suas convenções para escolha dos candidatos que disputarão as eleições de 2024 nos municípios de Mato Grosso do Sul. Agora, as siglas devem se atentar para o prazo de homologação das candidaturas, que termina no dia 15 de agosto.
Cada sigla, coligação ou federação partidária pode ter somente um candidato a prefeito e vice em cada município. No caso de vereadores, cada partido pode ter como candidatos até o número total de cadeiras a serem ocupadas, mais um.
O JNE fez um levantamento nas cidades vizinhas para saber quem são os candidatos que disputarão as eleições majoritárias. Aquidauana e Anastácio já são conhecidos os nomes que disputarão o pleito. Lembrando que até 20 dias antes do pleito pode-se substituir candidatos a prefeito, vice e vereadores, dentro dos critérios estabelecidos pelo TSE.
Anastácio
O PSDB anastaciano confirmou Emanoel Aparecido, como candidato a pré-prefeito que terá como vice Maria Vital do PP. A MDB lançou ao atual presidente da Câmara Municipal de Anastácio Ademir Guilherme Alves como candidato oposicionista, acompanhado de Getúlio de Souza também do MDB.
O Podemos lançou uma dupla de mulheres arrojadas para disputar a prefeitura, são elas Aline Cauneto como candidata a prefeita e Adriana Elias como candidata a vice.
Aquidauana
Em Aquidauana o PSDB confirmou o nome do empresário Mauro do Atlântico como pré-candidato a prefeito e Murilo Silva do MDB, como seu vice. O Avante vai disputar com chapa pura e lançou o pecuarista Sandro Azambuja como pré-candidato a prefeito e o; médico Dr Aldemir Fernandes como vice.
Bodoquena
Na cidade de Bodoquena haverá uma disputa entre duas mulheres, a vereadora Rosângela Lopes F. Siqueira, conhecida como Licinha (PP), que terá como Vice o também vereador Nelson de Paula, do PSDB. Do outro lado está a ex-chefe de gabinete do ex-prefeito Jun Iti Hada, a emedebista Gilrleide Rovari (MDB), seu vice será o vereador e atual presidente da Câmara de Bodoquena, Emerson Garrucha do PSD.
Corumbá
Na cidade branca a disputa será entre quatro candidatos. O PSB decidiu em convenção homologar o Dr. Gabriel (PSB), médico e ex-vereador e a ex-deputada federal Bia Cavassa do PSDB, foi confirmada como vice na chapa.
O PP de da senadora Tereza Cristina lançou Luiz Antônio Pardal (PP), ex-secretário Municipal de Governo a prefeito, com Dr. Manoel João do União Brasil como vice.
Delcídio Amaral ex-senador também teve seu nome confirmado coo o candidato do PRD, o vereador Luciano Costa do Podemos será seu vice. O PL terá chapa pura com André Campos e o vice o advogado George Albert Fuentes
Ladário
Em Ladário, o PSDB confirmou em sua convenção municipal) o ex-vereador e empresário, Munir Sadeq Ramunieh, candidato a prefeito. O vice foi indicado pelo MDB, o médico Juliano Silva de Oliveira.
A convenção do Partido Progressista oficializou, o nome de Luciano Jara como candidato a prefeito de Ladário. A vereadora Eva Amaral Petzold, do PL, foi indicada como vice.
Dois Irmãos do Buriti
Os dois pré candidatos confirmados são o atual prefeito, Wlademir de Souza Volk, o Japão, MDB, que ainda não indicou o vice, mas será do PSDB, e também a pré candidatura do atual presidente da Câmara municipal, vereador Carlos Alberto Serafim dos Santos, do PSD, que terá como vice o empresário Cleiton Ávila do Podemos.
Com chapa pura o Republicanos de Dois Irmãos escolheu Rogerio Dapper como pré-candidato a prefeito, como pré-candidata a vice-prefeita Melise Wingert Fuhr.
Miranda
Na bicentenária Miranda o atual prefeito Fábio Florença concorre a reeleição pelo PSDB, e terá como vice a vereadora e ex-secretária de saúde e turismo, Elange Ribeiro do PSD.
Eles irão enfrentar o ex-candidato a deputado estadual, mais votado proporcionalmente na cidade, no pleito de 2022, o médico Dr Diogo Bossay que terá como vice a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Miranda Katia Roas do Partido Progressista, PP.
Porto Murtinho
O atual prefeito Nelson Cintra (PSDB), concorre à reeleição e terá como vice Vívian Cruz do Partido Progressista, PP.