O ex-secretário anastaciano, candidato a prefeito pelo PSDB, Manoel Aparecido, o Cido, foi sabatinado na Nova FM, hoje quarta-feira, 18. Ele teve durante 30 minutos a oportunidade de responder cinco questões elaboradas pela emissora e mais três diretas do ouvinte, para os leitores anastacianos.
Como vem acontecendo, a primeira pergunta foi sobre Saúde. O ex-secretário colocou a Saúde como seu maior desafio, exemplificando a situação da farmácia básica, que, segundo o candidato, fatores externos sempre atrapalham o fluxo normal de fornecimento de medicamentos. Uma hora com fornecedores, outra com a burocracia. Cido afirmou que vai criar mecanismos para manter o abastecimento de remédios em dia.
Sobre o Hospital rele revelou que o mesmo é mantido com recursos próprios da prefeitura, o que dificulta muito seu funcionamento, mas que após a reforma que está sendo feita, a unidade de Saúde fará atendimentos de média complexidade, como cirurgias ortopédicas e eletivas, aumentando sua fonte de renda e manutenção. Cido disse ainda que, se eleito, aumentará o aporte de dinheiro do município ao hospital.
Ao comentar sobre Educação, afirmou que sua principal prioridade é melhorar o IDEB do município, oferecendo capacitação aos professores e demais técnicos de Educação. E assim proporcionar um retorno à comunidade escolar, com um ensino de melhor qualidade.
O candidato quer integrar algumas ações da secretaria de Saúde e da Assistência Social à da Educação e entregar uma prestação de serviço mais completa para os alunos e toda a comunidade escolar. Ele fechou o assunto Educação, garantindo que os alunos receberão os uniformes escolares no início do ano.
Sobre infraestrutura e saneamento, sua meta é concluir o oferecimento de serviços de esgoto para a cidade, levar pavimentação e melhorar a infraestrutura dos bairros. Obrigando a Sanesul a deixar uma rede de abastecimento de água já pré-instalada nos imóveis antes da realização da pavimentação, para evitar coortes no asfalto.
Quanto aos servidores públicos, ele afirmou o compromisso de rever o Estatuto dos Servidores, corrigindo as distorções salarias e de função. Cido quer excelência no serviço prestado ao público e, para isso, irá investir na capacitação e valorização do servidor.
O ex-secretário afirmou que sua equipe de governo não pode ser totalmente técnica, mas que irá solicitar aos partidos que as indicações para ocupação de cargos deverão seguir o critério de capacidade do indicado para exercer a função.
Respondendo a uma das perguntas dos ouvintes, Cido disse que irá investir no esporte, incentivando a prática como benefício a Saúde. Vai reorganizar o campeonato inter-vilas. Quer construir uma academia de Saúde, ampliar e construir as áreas de lazer nos bairros, reviver o Conselho Esportivo da Cidade.
Cido finalizou a sabatina explicando da necessidade de canalizar o Córrego Pedra Preta e apresentando estatística de atendimentos realizados pela secretaria de Saúde, pasta de que foi titular, e se comprometeu a revisar a situação dos servidores.