A semana começou sob alerta vermelho do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), de perigo para baixa umidade em todos os 79 municípios do Estado. Segundo dados meteorológicos do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), as próximas 24 horas são de altas temperaturas que poderão atingir entre 38ºC até 44ºC, aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, variando entre 7% a 30%.
Aquidauana bate o recorde de calor, e os termômetros marcam na tarde desta segunda-feira 43,7°C, aliado a uma baixa umidade relativa do ar de 7%, índices menores que nos desertos do Atacama e do Saara, a cidade teve um dos piores dias desta onda de calor que assola o país.
Outras cidades do estado também registraram temperaturas altas, é o caso de Iguatemi e Maracaju com 41,1°C, Corumbá com 42,°C, Água Clara e Coxim com 43,1ºC.
A umidade relativa do ar também foi motivo de alerta para os sul-mato-grossenses, especialmente para as cidades de Aquidauana, Água Clara, Costa Rica, Coxim, Paranaíba, Sonora e Três Lagoas, que marcaram 7%. Já a capital Campo Grande e Porto Murtinho marcaram 8% apenas de umidade, outros nove municípios ficaram entre 9 e 13% de umidade relativa do ar.
Conforme informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), o calor deve permanecer até amanhã (8), devido a um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco em Mato Grosso do Sul.
O tempo seco e o calor só melhorarão a partir desta quarta-feira, quando está prevista uma precipitação de aproximadamente 7mm de chuva