A partir da semana comemorativa ao nascimento de Dom Pedro II, Patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) lança a Operação Alerta Vermelho, com o objetivo de intensificar as ações de prevenção e conscientização em todo o território nacional. Entre os dias 1º e 8 de dezembro, os Corpos de Bombeiros Militares de todas as unidades da Federação, inclusive o CBMMS, realizarão ações educativas e preventivas para garantir a segurança da sociedade durante o período de festividades de fim de ano.
No Estado de Mato Grosso do Sul, no CBMMS, cada quartel da Corporação estará envolvido diversas atividades, com foco na realização de palestras educativas em locais de grande concentração de público, como shoppings, igrejas, praças e outros estabelecimentos comerciais. As palestras abordarão temas de extrema relevância, como primeiros socorros, acidentes domésticos, afogamentos e prevenção a incêndios, áreas em que o Corpo de Bombeiros Militar exerce papel fundamental.
Para mais informações das atividades desenvolvidas, entrar em contato com o quartel que deseja acompanhar as ações de preventivas e educativas por meio do contato disponível neste link, para as unidades metropolitana, e neste link no interior.
Além disso, serão realizadas vistorias técnicas em edificações comerciais e locais de reunião de público, como centros comerciais e eventos. A fiscalização visa garantir que as condições de segurança contra incêndios e pânico estejam adequadas, com destaque para o uso de árvores-de-natal e decorações iluminadas, orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.
A Operação Alerta Vermelho também contará com a presença de pontos-base estratégicos, onde viaturas do CBMMS estarão estacionadas para oferecer suporte à comunidade, realizar orientações e prestar atendimento em situações de risco. Essas unidades móveis estarão localizadas em pontos de fácil acesso, promovendo a segurança e a tranquilidade da população.
A operação, que envolverá todos os 27 Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, tem como objetivo preservar vidas e patrimônios, prevenindo acidentes e incêndios, e garantindo a segurança e a tranquilidade durante as festividades de final de ano. Para isso, a participação ativa da sociedade é essencial, e cada quartel definirá, em sua área de atuação, entrevistas e divulgações em meios de comunicação e plataformas digitais.
CBMMS reafirma o compromisso de continuar zelando pela segurança e bem-estar da população, promovendo ações de prevenção e educação, essenciais para a construção de um ambiente mais seguro e protegido.